sexta-feira, 9 de março de 2012


Como expressar nas palavras,


os gestos que queria fazer,


as coisas que gostaria de ver,


os belos amanhecer e entardecer,


e o sombrio morrer...


faltam-se falas.






Mas ao expressar


o simples fato de escrever, falar,


nada existe para preocupar...


nada pode deturpar,


na essência pelo chorar,


no gesto por beijar,


comover e alavancar


o puro e simples "amar".

                   (Poesia, Legião Urbana)

Texto informativo X Texto científico

Aprendemos a identificar a diferença entre textos científicos e textos acadêmicos. Verificamos que a credibilidade de um texto informativo depende do conhecimento prévio sobre o assunto informado. Não se fundamentam em normas, ou exigências quanto a citações e referências. Segue processo de identificação trabalhado na aula:

EDUCAÇÃO DE QUEM? PARA QUEM?



(REVISTA VEJA)

1- AUTOR: Gustavo Ioschpe



2- TRANSPARÊNCIA: o texto trata de um tema muito discutido pelos meios de comunicação. É clara a informação que transmite, pois o assunto é bem conhecido. Informa sobre a realidade social do país, que é mencionada através de discursos políticos.

O texto articula três pontos de vista a respeito do tema (educação pública brasileira e seus responsáveis. Entretanto, o autor evidencia uma nova versão que acusa a educação brasileira desregrada e, dessa forma, abre espaço para uma nova discussão, na qual o autor instiga o leitor a pensar sobre o assunto abordado e a formular sua própria opinião. E, nessa perspectiva, o texto apresenta-se claro, simples, de fácil linguajar e capta a atenção do leitor por torná-lo parte integrante do processo, já que estimula a compreensão do tema e formulação de opiniões.



3- FONTE: www.revistaveja.com



Os textos científicos, diferente dos informativos, seguem uma norma padrão e são fundamentadas em referências que dá credibilidade ao texto. É resultado de estudos e pesquisas que certificam o embasamento teórico. Ex.: artigos, dissertações, monografias, etc.


..http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/cresce-participacao-feminina-nas-empresas-dizem-estudos